A nota fiscal é um documento vital para oficializar uma transação, sendo de emissão obrigatória perante a lei. Não emitir uma nota fiscal é considerado sonegação de impostos, crime previsto por lei.
Para que sua empresa esteja nos conformes fiscais, a emissão da nota é essencial. E pra facilitar a vida dos comerciantes e compradores, foi criada a nota fiscal eletrônica (ou NF-e’s), uma maneira de otimizar tempo e dinheiro no processo fiscal, entenda mais a fundo sobre a nota fiscal eletrônica aqui.
Se a sua loja for virtual, a NF-e se torna ainda mais importante para você, lembrando que o envio de boletos para os clientes não oficializa a compra perante os fiscos, já que o boleto é um documento que não importa pra ele.
Mas como emitir uma NF-e? A gente explica todo processo de emissão de uma nota fiscal eletrônica detalhadamente.
Como realizar a emissão de uma NF-e
A seguir realizamos um passo a passo para como realizar uma emissão de NF-e efetiva e sem complicações:
- Seja parte do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
O primeiro passo se a sua loja quer emitir uma nota fiscal é constar no banco de dados da receita federal, ou seja sua empresa precisar estar registada no CNPJ.
Existem diversas maneiras de realizar o cadastro no CNPJ, mas a mais simples é cadastrar a sua empresa como MEI (Microempreendedor Individual). Para conseguir esse tipo de cadastro é necessário ter um faturamento de no máximo R$ 60 mil anuais.
Se a sua empresa não se encaixa nessa realidade, o ideal então é se cadastrar como uma microempresa, e nesse caso, é bom ter um contador para te guiar. - Emissão da NFE
Após adquirir o CNPJ, está possibilitada a impressão das notas fiscais. Você pode realizar a impressão manualmente, porém o SPED *inserir hiperlink do post sobre SPED na palavra SPED* vem se esforçando cada vez mais para que ocorra digitalização total do processo de notas fiscais.
A internet facilita todo processo, por isso, já que você tem o seu CNPJ, a melhor maneira de realizar a impressão de uma nota fiscal é através da web, se beneficiando das notas fiscais eletrônicas. Realizando a emissão de uma NF-e, o empresário só precisa imprimir a nota caso seja estritamente necessário, podendo apenas armazená-la digitalmente e realizar o envio através do e-mail.
Outro fator importante é o de que o empresário terá a nota disponível para consulta no site da receita federal por um período de 180 dias.
- Tenha um certificado digital
Um certificado digital pode ser adquirido através de alguma autoridade certificadora validada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) como SERASA, CORREIOS e CERTISIGN. - Após a etapa anterior, é necessário que a sua empresa seja credenciada na Secretaria da Fazenda.
- Agora só resta instalar um software emissor de notas fiscais em seu computador, a maioria é pago, mas otimiza bastante o processo de emissão das notas fiscais.
Pronto! Esse foi um passo a passo detalhado do que como e o que é necessário para a emissão bem sucedida de uma NFE.