CRM

Seu Antônio é dono de uma mercearia localizada no centro do município. Ali entram diversos clientes com suas preferências pessoais de compra, e o Seu Antônio mantém um diário comercial de tudo: os clientes que visitam a mercearia com mais frequência, as mercadorias que mais compram,  incluindo até o seu ticket médio. Esse ato de registrar a clientela e sua atividade já é considerado CRM.

O que significa CRM

CRM é um gíria que deriva do inglês, e significa Customer Relationship Management, ou em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.  

E pra que serve?

O CRM serve para garantir a fidelização dos clientes de uma empresa, uma estratégia CRM é focada justamente em otimizar a informação dos clientes objetivando a fidelização dos mesmos.

Como funciona o CRM?

A Ferramenta CRM contida nos pacotes de gestão empresarial como o Rz ERP oferecem um suporte para a fidelização do cliente.

A filosofia CRM foca em colocar o cliente no topo da pirâmide do negócio, até acima do produto.

Criando um elo mais forte com a clientela, as vendas podem aumentar potencialmente, essa é a lógica que permeia o CRM.

Pelo fato do CRM ser o rótulo dado a um método tão relativo, existem diferentes maneiras de expressar os dados obtidos por táticas de CRM. Entre os mais comuns estão planilhas excel ou alguma funçao integrada ao sistema ERP.  

Os tipos de CRM:

Existem quatro tipos de CRM principais que costumam ser utilizados por empresas. Eles são:

  • Operacional – É focado em criar e manter canais de relacionamento com o cliente e e aplicar tecnologias a informações. O foco do CRM Operacional está em atuar sem contato com os clientes, prestando ajuda somente em gerenciamento de requesições, feedback e produção. O CRM Operacional pode atuar na automatização de vendas através de um sistema móvel.
  • Analítico – Analisa gráficos, dados, tabelas entre outros dados afim de conhecer o cliente de maneira mais objetivo, focando em descobrir suas necessidades e identificar seus perfis.  As soluções propostas pelo CRM Analítico são geralmente bem embasadas e com uma fundamentação lógica.
  • CRM Colaborativo – Abraçando todos os pontos de contato com o cliente, o CRM Colaborativo tem como objetivo disseminar as informações adquiridas pelos CRM Analítico e Operacional. Essa estratégia CRM trabalha em conjunto com as anteriores com o objetivo de traçar um perfil ainda mais apurado dos clientes e suas necessidades.
  • CRM Estratégico – Consiste em um estudo detalhado do mercado para estudar a melhor abordagem a ser utilizada com o cliente.

Como montar um banco de dados CRM?

Existem diversas maneiras de montar e alimentar um banco de dados CRM, desde perguntas feitas pelo operador frente de caixa ao cliente, até perguntas simples feitas por um vendedor. O banco de dados CRM é alimentado aos poucos com as informações adquiridas.

Outras fontes de informações para o banco de dados CRM incluem dados dos pedidos e notas fiscais eletrônicas.

Exemplo de CRM no dia a dia da sua empresa

Um vendedor liga para um cliente conhecido e fiel da empresa afim de oferecer um novo plano de telefonia. O vendedor possui o perfil do cliente cadastrado no banco de dados CRM. Ao iniciar a ligação, o vendedor quebra o gelo, abrindo discussões amigáveis sobre assuntos que interessam o cliente – como o time de futebol favorito que ganhou recentemente ou uma viagem de família recente – essa tática cria um elo de empatia cliente – vendedor, facilitando a venda.

E falando em venda, já que o vendedor conhece com quem está lidando, ele não vai oferecer algo que o cliente não precise ou não tenha condições de adquirir. Ao invés de oferecer um plano de telefonia premium por exemplo, o vendedor entende que deve oferecer um mais em conta devido ao perfil financeiro do cliente.

Assim você não o afasta e mantém um relacionamento amigável com uma pessoa que compõe a clientela de sua empresa.

Entre em contato já com a Rz Sistemas e revolucione o seu negócio.

Janela Rz CRM
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