Verificando o Backup do Banco de Dados do seu Sistema ERP.

Quem já perdeu o banco de dados do seu ERP , teve seu servidor de banco de dados ou aplicação infectado pelo virus Ransomware ou precisou restaurar alguma informação antiga que foi removida indevidamente pelo usuário sabe o quanto importante é,  ter uma cópia de segurança. Mas muitos não conhecem os programas ou recursos e procedimentos corretos para se criar um mecanismo de backup bem implementado.

O que é Backup?

Na prática, toda e qualquer cópia de arquivos importantes feitas em um outro dispositivo de armazenamento, como HD’s externos ou serviço de nuvem podem ser considerada como backup, porém como estamos tratando especificamente de backup de banco de dados é recomendado que utilizemos uma aplicação ou tarefa específica para gerar o backup periódico do seu banco dados sem a necessidade de comandos por parte do usuário e armazena-lo em um local seguro.

Para bancos de dados MICROSOFT SQL SERVER,  que é o banco de dados utilizado pelo Sistema ERP RZ_ERP sugerimos utilizar a ferramenta de backup SQL BACKUP AND FTP, que além de gerar o backup automaticamente, envia e-mails com a confirmação da tarefa, faz a compactação do backup gerado e permite inserir senhas de segurança nos backups gerados. Na sua versão Profissional que seria a versão paga o SQL BACKUP AND FTP – PRO envia automaticamente seu backup para um serviço de nuvem como  GOOGLE DRIVE ou MICROSOFT ONEDRIVE sem a necessidade de ter o aplicativo do serviço sincronizando na maquina deixando ainda mais seguro o backup do banco de dados do seu ERP.

O ERP da RZ Sistemas possui uma validação de segurança adicional que o diferencia dos demais Sistemas ERP do mercado onde a cada acesso feito pelo usuário o sistema valida o ultimo backup e caso esse tenha mais de 1 dia é gerado um alertar ao usuário, limitando em 7 dias de acesso sem backup.

Procedimentos para Validar o Backup.

  1. A validação do backup deve ser periódica, o RZ ERP exige a validação do backup a cada 30 dias.
  2. A ferramenta de backup SQL Backup and FTP deve estar configurada para executar no mínimo um backup completo por dia.
  3. O repositório onde os arquivos do backup estão armazenados deve ser um um HD Externo, HD de Rede ou em Nuvem(Google Drive,One Drive,FTP), de maneira alguma o backup deve estar na mesmo HD do servidor de banco de dados ou de aplicações.
  4. Para usuários que utilizam os serviços de nuvem Google Drive,One Drive ou algum tipo de servidor FTP para armazenar o seu backup é recomendado usar a versão PRÓ da ferramenta de backup SQL Backup and FTP, pois a mesma faz a sincronização automática para o repositório não necessitando assim manter a ferramenta de sincronização do serviço de nuvem instalada no servidor, evitando com isso que caso o servidor seja infectado por exemplo com o virus Ransomware que os backup em nuvem também sejam sequestrados pelo virus.
  5. Usuários que utilizam os serviços de nuvem Google Drive,One Drive ou algum tipo de servidor FTP para armazenar o seu backup é recomendado manter usuários e senhas de acesso aos serviços em locais seguros e se possível disponibilizar um acesso ao suporte da RZ Sistemas.
  6. Usuários que utilizam os serviços de nuvem Google Drive,One Drive ou algum tipo de servidor FTP para armazenar o seu backup é recomendado que periodicamente seja feita uma limpeza da lixeira desses serviços.
  7. Periodicamente um arquivo de backup deve ser descompactado e restaurado para validar a sua integridade.

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>