CRM & Comunicação Criativa
Já explicamos o que é CRM e como ele funciona, mas você entende a vastidão da importância que essa prática possui para uma empresa? Vamos falar mais de CRM:
A relação entre uma empresa e um cliente é algo especial. Afinal, temos uma corporação oferecendo um produto/serviço, repleta de funcionários, uma pessoa jurídica, se relacionando com um ser humano, uma pessoa física.
O CRM passa então a ser algo vital para que ocorra o desenvolvimento das estratégias de marketing e o relacionamento com os clientes por parte das empresas.
Pensando como o cliente
Para o cliente, um bom atendimento é vital. Para as empresas, inseridas no concorrido mercado de hoje em dia, cativar o cliente é vital. A melhor forma de fortalecer esse laço então, é através do atendimento, onde a empresa entra em contato diretamente com o cliente.
É aí que a importância do CRM transparece, já que ele é uma ótima alternativa de conhecer o cliente, cativá-lo e inspecionar suas necessidades para futuras estratégias mercadológicas.
Com a evolução da comunicação e o cenário competitivo cada vez mais apertado em diversos setores, o cliente busca predileção e atenção. Fazer o cliente se sentir especial através um bom atendimento é o necessário então para cativá-lo e fazer com que este se torne um verdadeiro evangelizador de sua empresa.
Existem algumas táticas que podem te ajudar na hora de manter o diálogo com o cliente não somente aberto, como também proveitoso.
Já explicamos CRM e algumas de suas táticas em nosso post sobre, aqui ensinaremos a melhor maneira de abordar a clientela e seu público-alvo.
Comunicação e identidade
Incorpore a identidade de sua marca na hora da comunicação, a Netflix por exemplo, usa muitas vezes memes do momento e uma conversa mais descontraída com o cliente, já que a maior parte de seu público é composto por pessoas que entendem e dialogam dessa forma.
Dependendo de sua marca, não tenha medo de utilizar emojis ou algo do tipo no CRM online, mas quando se tratar de algo mais formal, então o negócio é evitar.
O CRM existe justamente para estreitar as comunicações entre cliente e empresa, realizar essa aproximação da maneira mais criativa possível só tende a ser beneficente para os dois lados.