Preço de Venda

Não importa o porte de sua empresa, seja ela pequena ou enorme, você precisa de um bom sistema para formação do preço de venda.

O preço de venda dos seus produtos/serviços precisam ser bem calculados, a ponto de não empalidecerem em relação a concorrência e de não serem baratos evitando o lucro desejado.

A formação do preço de venda pode ser efetuada de diversas maneiras, desde uma planilha no excel até uma função integrada ao seu sistema ERP.

A formação do preço de venda fica muito mais fácil caso a sua empresa possua um sistema de controle de produção.

Caso sua empresa seja focada em confecção e possua um sistema de controle para confecção, isso facilita ainda mais a obtenção de um valor.

Como é formulado o preço de venda ideal?

Existe uma fórmula básica que pode te ajudar, esta seria:

Custo do produto + Margem de Lucro  = Preço de Venda

Formação do Preço de Venda - Janela do Sistema Rz Custos
Formação do Preço de Venda – Janela do Sistema Rz Custos

 

Embora essa fórmula seja de ajuda considerável, não é bom se apoiar nela para todo os aspectos da formulação de preço de venda, afinal existem muitas ramificações que merecem mais detalhamento permeando esse processo.

Vamos mais fundo a seguir:

Custo do produto

É no processo de obtenção do custo do produto que residem as maiores armadilhas na formação do preço de venda.

É necessário um trabalho árduo da equipe interna da empresa para conseguir condensar todas as variáveis de custos que afligem uma empresa.

Alguns dos fatores que influenciam no preço de venda do produto são discutidos mais detalhadamente abaixo.

Custos Fixos de uma Empresa

Os custos fixos de uma empresa, como o próprio título sugere são aqueles que não variam, aquelas despesas certas de todo fim do mês.

Caso a empresa esteja em crescimento constante, como contratação de novos funcionários e abertura de novos setores, é importante acompanhar o crescimento com afinco, já que junto com a empresa o custo fixo mensal também cresce.

Aumento de banda de internet e dos planos telefônicos da empresa, nada deve passar batido na hora dos cálculos do custo fixo, é importante manter esse dado sempre atualizado, analisando os dados periodicamente.

Uma planilha de custos pode te ajudar a organizar o custo fixo mensal, embora uma função integrada a um sistema ERP simplifique muito a tarefa.

Um sistema de gestão ajuda a simplificar e automatizar a coleta dessas informações.

Custo de frete 

O custo de frete a ser cobrado pelos serviços muitas vezes é um grande problema para as empresas.

Geralmente, as empresas responsáveis pelo frete enviam planilhas contendo o preço a ser cobrado, o problema é que na hora da cobrança alguns impostos a mais acabam entrando, fazendo o custo do frete sair mais caro.

Nesses momentos, um sistema de gestão ERP pode vir a calhar, levantando o preço de frete orçado juntamente com o cobrado pela transportadora, evitando diferenças de custo na hora da cobrança e fazendo sua empresa economizar mais.

Frete em loja virtual

Caso você já possua um e-commerce ou pretenda abrir um, um fator a ser levado em consideração e o preço do frete a ser cobrado pelos produtos.

Se o envio for realizado por correios é fácil ter uma noção do preço a ser cobrado, mas caso você dependa de uma transportadora, as coisas complicam um pouco no lado financeiro e até logístico, já que algumas transportadoras não entregam em todos os lugares do país.

Custo de Impostos

O valor dos impostos é um dos problemas que mais assolam o cálculo do valor final de venda.

Como se o sistema fiscal brasileiro já não fosse complicado por si só, o valor dos impostos ainda flutua de acordo com produto, serviço, ramo, ou até benefícios fiscais que a empresa possui.

São muitos fatores influenciando essa característica específica.

Um dos erros mais comuns entre os administradores é calcular o preço de venda do produto de cima para baixo.

Cálculo de Comissão

O cálculo de comissão dos vendedores ou representantes comerciais também é um fator de importância a ser considerado na formação do preço de venda, já que o valor da comissão é sempre pago sobre o valor do produto.

É necessária então um atenção especial aos cálculos que precedem o resultado final do preço de venda, já que o mínimo erro pode acabar gerando um erro indesejado.

Cálculo do preço de venda

Como explicado acima, existem muitos pequenos fatores que exercem influência considerável sobre a formação do preço de venda do seu produto. As vezes a diferença entre lucro e prejuízo reside nestes pequenos detalhes matemáticos. Tendo isto em mente, ter a ajuda de um sistema ERP na hora da realização desses cálculos é ideal.

 

O exemplo abaixo é um exemplo simples do calculo do preço de venda onde muitas empresas cometem pequenos erros, e com margens apertada as vezes estes pequenos erros podem ser a diferença entre lucro e prejuízo

Custo do Produto (sem Impostos) = R$ 10,00
 Impostos “empresa optante simples”  = 10%
 Lucro  = 10% sobre o custo
 Preço de Venda  = R$ 12,10

Importante Calculo acima esta errado ! Porque ?

Porque os impostos são aplicados sobre o valor de venda do produto e não sobre o valor o custo do produto logo se sua empresa quisesse realmente uma margem de 10% sobre o custo do produto o preço de venda deveria de ser no minimo R$ 12,10 mesmo assim ainda haveria uma margem de erro pois cada vez vez que o preço é reajustado pra cima ou para baixo existem variações nos impostos , comissões , frete e todos os itens que são calculados sobre o valor de venda, mais mesmo com todo este cuidado no calculo do preço de venda ainda esta errado pois o se calcularmos 10% de impostos sobre R$ 12,10 o valor dos impostos seria de R$ 1,21 logo adicionando R$ 1,21 ou seu custo do produto teríamos um lucro de R$ 0,89 ou seja  a margem de venda ou lucro seria de apenas 8,9 % e não 10% como foi previsto acima, devido a isso que um sistema para a formação do preço de venda como o  Rz Custos pode ajudar a sua empresa a ter realmente a margem exata pois o sistema faz o ajuste fazendo interações para diminuir consideravelmente a margem de erro.

Vale salientar que o margem acima é sobre o valor de custo do produto, mais nosso sistema de formação do preço de venda pode calcular a lucro sobre o custo do produto, preço de venda ou você pode definir o valor de venda e o sistema calcula a margem de lucro.

 

 

Como calcular o preço de venda

Calcular o preço de venda de maneira correta  começa pelo levantamento correto dos custos do produto com um sistema ERP eficiente e um bom controle financeiro empresarial , pois com o uso de um sistema de gestão eficiente a correta apuração e valorização dos estoques , um  controle de produção eficiente , rateios de custos indiretos, custos de horas de produção do produto, depreciação , custos fixos, variáveis, despesas administrativas bem apuradas é muito fácil pratico e preciso a formação do preço de venda, mesmo que você utilize uma planilha para formação do preço de venda com toda a certeza a adoção de um bom sistema de gestão vai lhe auxiliar na hora de preencher as variáveis na sua planilha.

Ou seja com um controle financeiro empresarial eficiente apoiado por um sistema de gestão preciso e  fácil de utilizar é essencial para identificar e mensurar custos de produto , mercadorias ou serviços, mesmo que você utilize uma planilha para a formação do preço de venda.

Despesas administrativas, não podem ser esquecidas para obtenção do custo do produto  para a correta formação do preço de venda.

Despesas variáveis podem ser entre outras: fretes , comissões, custos financeiros e impostos.

Tendo todas as variáveis em mãos é possível determinar o preço de custo do produto e com o preço de custo devidamente apurado podemos calcular e realizar com precisão a formação preço de venda , e após o preço de venda formado devemos avaliar se este valor esta em acordo com o mercado com algumas perguntas simples:

  • Existem excesso de custos na produção?
  • Todas as variáveis para a formação do preço de venda estão corretamente apuradas em todas as etapas ?
  • O calculo dos impostos estão aplicados de forma correta na planilha de formação do preço de venda ou no sistema para a formação do preço de venda?
  • A margem de lucro é compatível com os produtos que sua empresa e concorrentes vendem ?
  • Todos os custos reais dos processo como  matérias primas, embalagens despesas fixas e variáveis estão corretamente aplicadas no calculo do custo do produto ?
  • A margem de lucro aplicada traz um retorno financeiro adequado ao capital e riscos envolvidos no negocio ?
  • Para vendas a prazo foi calculado o custo financeiro do capital ?
  • Impostos, comissões despesas variáveis foram incluídos no calculo do custo ?