Lidar com a concorrência não é fácil. Afinal, o preço do seu produto é determinante do seu lucro, existe uma linha que caso seja ultrapassada, acarreta em prejuízo para o seu negócio.
E então o seu concorrente vai lá e ultrapassa essa linha, o produto dele está mais barato que o seu, e tentar se equiparar a ele significa perda de dinheiro. E agora?
A baixa de preços é altamente dependente de suas habilidades com empreendedorismo, encontrar uma alternativa para baratear o custo do produto enquanto retém uma margem de lucro aceitável é um feito louvável.
Seja como for, no cabo de guerra pelo melhor preço com o seu concorrente, você diminuindo daqui e ele dali, um fator é essencial: não perca sua margem de lucro de vista. Você pode diminuir seu produto até um valor x antes que suas ofertas se convertam em prejuízo.
Analisando a margem de lucro
Para lidar com a concorrência é necessário conhecer intimamente sua margem de lucro, dessa maneira você obtém uma visão muito mais ampla das estratégias de venda que poderá utilizar.
Como a margem de lucro é resultante de cálculos diversos compostos por valores que podem ser flutuantes, é necessário colocar todos os seus gastos, por menores que sejam, na ponta do lápis.
Invista na variedade
Caso você possua uma loja de eletrodomésticos e a sua geladeira é a mais barata do mercado, você pode ainda não ter acertado em cheio a demanda da clientela. O ideal é conseguir um bom preço na grande parte da sua variedade de produtos. Pesquise fornecedores alternativos, seja um bom negociador, refine suas habilidades de negociação que com certeza eventualmente você chegará no auge da preferência mercadológica.
Qualidade sempre conta pontos
Às vezes a queda de preço do produto é sinônimo de queda de qualidade, cuidado, quando chega nesse ponto é importante pesar na balança se a briga vale a pena ser comprada, afinal, vale a máxima “o barato sai caro”, um produto de pior acabamento pode acabar minando a satisfação do cliente.
Não venda no escuro
Não existe fórmula secreta da precificação, mas é importante destacar novamente que realizar cálculos de cabeça de maneira precipitada pode se provar um deslize fatal. Utilize planilhas para determinar o preço mínimo de venda e não baixar mais que aquilo.
Concorrência não é tudo
Às vezes o seu concorrente possui muito mais dinheiro que você, além de um espírito aventureiro (leia-se teimoso), podendo competir com você por mais tempo e apenas gerando mais prejuízo.
Produtos Encalhados
Produtos encalhados são um problema, já que ocupam espaço desnecessário do estoque sem chamar a atenção da clientela. Como se livrar desse problema? Não é deixando o preço o mais baixo possível através do mapeamento da concorrência, mas sim com a realização de kits. Ofereça em seu site kits incluindo algum dos produtos encalhados no estoque juntamente de produtos que vendem bem com uma pequena inclusão a mais no preço. No caso dos pedidos que não vendem absolutamente nada você pode até arriscar mandar de brinde para o cliente. Essa é uma técnica sadia para o seu lucro e que certamente não sacrifica capital para se equivaler à concorrência.
Abaixar a cabeça às vezes é mais sadio do que guerrear
O concorrente baixou seu produto a um preço absurdo. Acabou o cabo de guerra e a corda pendeu para o lado dele, não existe mais solução, e agora? Agora se aplica o conselho dado para a maioria das derrotas e frustrações que acometem o ser humano. Vida que segue. Existem outros produtos que poderão eventualmente serem barateados, existem outras promoções a serem feitas, não é necessariamente porque o seu concorrente levou vantagem em cima de um produto que o seu negócio irá entrar em colapso. Planeje outras estratégias, busque por outros fornecedores, só o que não vale é ficar parado.
Essas foram algumas dicas de como lidar com o fervor da concorrência no mercado. Não é fácil disputar um mercado com pessoas preparadas e que às vezes possuem um capital de investimento consideravelmente maior que o seu. Nesse cenário, respire, tenha calma, tente pôr em prática alguma das dicas ensinadas aqui.