Entenda tudo sobre o SPED Fiscal

Desde a criação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) em 2007, muitos processos burocráticos e fiscais foram otimizados, sendo um dos destaques as NF-e’s (Notas Fiscais Eletrônicas), que são uma mão na roda para diversas empresas.

Saiba mais sobre o SPED de maneira geral. 

O SPED Fiscal, ou EFD (Escrituração Fiscal Digital) foi criado para acelerar processos burocráticos das coletas de apuração dos impostos, mais especificadamente do ICMS e do IPI.   

Como funciona e pra que serve o SPED Fiscal

Utilizando-se de um meio digital, o SPED permite que as empresas entreguem os documentos necessários aos fiscos em um tempo muito menor do que anteriormente. Resumidamente, é possível descrever o SPED fiscal como uma maneira de acelerar e otimizar um dever fiscal obrigatório a todas as empresas que operam nas margens da lei.

Como entregar o SPED fiscal

Para a entrega dentro dos conformes do SPED fiscal, é necessária a emissão e envio de um arquivo digital, este arquivo precisa ter o aval do Programa Validador e Assinador (PVA) para garantir sua legitimidade.

Ou seja, após o arquivo estar pronto, ele deve ser enviado ao PVA para receber luz verde, mas o envio geralmente é sem complicações, já que o PVA é disponibilizado pelo próprio SPED.  

O arquivo digital necessita também obrigatoriamente de uma assinatura através de uma certificação A1 ou A3, esta certificação por sua vez precisa ser emitida por uma entidade habilitada.

Dicas de como facilitar o envio do SPED

Normalmente, os sistemas ERP como o da RZ Sistemas possuem integração completa com o SPED, mas caso você ainda tenha dúvidas, esclarecemos a seguir alguns detalhes sobre o envio do SPED:

  • Como baixar  o PVA?  – Simples, basta baixar pelo próprio link da receita federal.
  • E se algo der errado no processo de envio? – Como o processo de envio as vezes pode ser meio complicado, o próprio site do SPED possui uma lista (bem extensa até) de erros comuns na hora do envio do SPED.  

Confira a seguir os erros mais comuns que ocorrem durante o envio do SPED Fiscal:

  • Campos obrigatórios não informados;
  • O contador cadastrado não é responsável pelo período da apuração;
  • Regime de apuração de PIS/Cofins não ajustado nas configurações da empresa;
  • Apuração do IRPJ não ajustado nas configurações da empresa;
  • O código do banco central no cadastro de países não foi informado;
  • O código do IBGE nos parâmetros da cidade não foi informado;
  • CST possui equívocos;
  • Número da nota que consta no campo “chave de acesso” está diferente do informado; no campo “número da nota de entrada”;
  • Nota de entrada com informações inválidas na situação tributária;
  • A combinação CFOP CST informada é inválida;
  • O segmento não foi informado;
  • Campo data nas notas de serviço não foi informado;
  • CFOP informado incorretamente;
  • Documento inicial informado incorretamente;
  • Documento final informado incorretamente;
  • Data de movimento informado corretamente;
  • PIS e COFINS não configurados nos afretamentos;
  • A alíquota configurada não consta da tabela de alíquotas permitidas pela receita federal;
  • Situação tributária de PIS e COFINS estão diferentes;
  • CST informada para pessoa física;
  • As apurações não foram geradas no validador;
  • As apurações do menu Escrituração PIS/COFINS não foram geradas no validador;
  • Informada a situação tributária 08 e não informado a natureza da receita;
  • Natureza da base de cálculo de crédito não informada no item da nota de entrada;
  • O código do NCM do item da nota de entrada esta diferente do informado no cadastro de produtos;
  • O código do NCM do item da nota de saída esta diferente do informado no cadastro de produtos.

Agora que você já conhece o SPED Fiscal, basta fazer o envio do mesmo através de um sistema ERP, que já facilita muito o processo. Que tal tentar o da RZ Sistemas? Entre em contato conosco.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o SPED fiscal, fica aqui um link de tutorial de envio passo a passo do SPED Fiscal oferecido pelo próprio site do SPED.

 

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