Manual de Operação do sistema de cupom fiscal PAF-ECF RZ_ECF2

PAF-ECF: Manual de Operação do RZ_ECF2

Esse Manual refere-se ao uso e configurações do sistema PAF-ECF  RZ ECF 2, sistema de frente de caixa, responsável por registrar as vendas em cupom fiscal do estabelecimento comercial de forma ágil e segura.

O Objetivo é documentar de forma clara e objetiva o processo operacional do sistema dentro do estabelecimento comercial onde será usado, instruindo o usuário como utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo  sistema RZ ECF2 e orientando quanto a possibilidades de configurações.

O que é o ECF?

A sigla ECF significa Emissor de Cupom Fiscal.

O ECF é o equipamento de automação comercial responsável por emitir e armazenar o cupom fiscal e demais documentos por ela impressa tambem conhecido popularmente por impressora de cupom fiscal,

O que é o PAF-ECF?

A sigla PAF-ECF significa Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal.

O PAF-ECF é o programa aplicativo desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao Software Básico do ECF, sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, para utilização pelo contribuinte usuário do ECF – Impressora Fiscal.

O sistema PAF-ECF RZ_ECF2 possui os seguintes recursos:

  • Consulta de Mercadorias/Produtos
  • Consulta de Clientes
  • Abertura de Cupom Fiscal
  • Consulta de Mercadorias/Produtos por Código de Barras EAN13
  • Recebimento e Finalização de Cupom Fiscal
  • Cancelamento de Cupom Fiscal
  • Cancelamento de Item do Cupom Fiscal
  • Informar Cliente no Cupom Fiscal
  • Consulta de Limite de Crédito do cliente
  • Integração com TEF Discado e Dedicado
  • Relatório/Comprovante de Sangria e Suprimento de Caixa
  • Redução Z
  • Leitura X
  • Relatório de Vendas do Período
  • Registros do PAF-ECF
  • Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ
  • LMF-Leitura da Memória Fiscal do ECF
  • Gerar Arquivo “Arq. MF”.
  • Gerar Arquivo “Arq. MFD”.
  • Gerar Arquivo “Arq. AC 17/04”.
  • Gerar Arquivo “Espelho MFD”.
  • Gerar Arquivo “Identificação do PAF-ECF”.
  • Relatório “Identificação do PAF-ECF”.
  • Relatório “Parâmetros de Configuração”.

 

Acessando o Sistema

PAF-ECF RZ Sistemas
Tela onde o usuário do Sistema PAF_ECF RZ_ECF2 irá informar seu usuário e senha de acesso ao sistema
Para acessar o sistema PAF-ECF RZ_ECF2 primeiramente deverá ser feito o cadastramento dos usuário que irão operar o respectivo módulo de venda.

O cadastro dos usuário do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 é feito no sistema de retaguarda RZ_ERP, através módulo de cadastro de usuários.

Feito o cadastro do usuário, basta acessar o sistema PAF-ECF RZ_ECF2, feito isso o sistema ira solicitar as credenciais  do usuário, bastando ele  informar o seu respectivo usuário e senha para acessar o sistema PAF-ECf RZ_ECF2.

Informando um Suprimento/Reforço de Caixa

PAF-ECF-Reforco-Caixa Um suprimento ou Reforço de caixa deverá ser informado sempre que for inserido no caixa do operador do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 algum valor para troco.

Normalmente ao iniciar o dia ou período de trabalho o operador do sistema PAF-ECF RZ ECF2 sempre informa o valor inicial do caixa.

Para o usuário informar um suprimento ou reforço de caixa no sistema PAF-ECF basta ele acessar a tela chamada Reforço de caixa e informar os valores desejados.

Após informar o valores deverá clicar no Botão “Gerar”, onde ira confirmar o suprimento e ira imprimir na impressora fiscal – ECF o comprovante de suprimento/Reforço de caixa

 

Informando uma Sangria/Retirada de Caixa

PAF-ECF-Sangria Uma Sangria ou Retirada de caixa deverá ser informado sempre que for retirado do caixa do operador do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 algum valor para troco.

Normalmente ao durante o dia de trabalho quando o valor em caixa chega a determinado valor definido pela empresa o operador do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 deve fazer uma retirada, isso geralmente por questões que envolvem segurança.

Para o usuário informar uma Sangria ou Retirada de caixa no sistema PAF-ECF basta ele acessar a tela chamada Sangria de Caixa e informar os valores desejados.

Após informar o valores deverá clicar no Botão “Gerar”, onde ira confirmar a Sangria e ira imprimir na impressora fiscal – ECF o comprovante de Sangria/Retirada de caixa

Emitindo um Cupom Fiscal

PAF-ECF-Emitir-Cupom-Fiscal
Tela de emissão de cupom fiscal do sistema PAF-ECF RZ_ECF2. Nesse tela o usuario ira informar os produtos vendidos

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciando um Cupom Fiscal

Para iniciar um cupom fiscal no sistema PAF-ECF RZ_ECF2, basta informar no campo Código, a referencia ou código do produto que deseja inserir no cupom fiscal. O código informado poderá ser o código do próprio estabelecimento comercial, ou  o código EAN definido no cadastro do produto feito no módulo de cadastros do  sistema RZ_ERP. O Sistema PAF-ECF RZ_ECF2  é compatível com leitores de código de barras, logo o usuário poderá utilizar um leitor para inserir itens no cupom fiscal , o que vai agilizar muito a operação de registro do cupom fiscal.

Informar desconto no Item do Cupom Fiscal

Para informar um desconto para o item do cupom fiscal emitido no sistema PAF-ECF RZ_ECF2 o usuário terá que pressionar a tecla de atalho definida para dar o desconto antes de informar a quantidade no campo “Quant”, onde o sistema ira abrir tela chamada Informar Desconto, e nessa tela informar o devido desconto. Para conceder o desconto o sistema PAF-ECF RZ_ECF2 ira obedecer as regras de desconto máximo definido para o item no cadastro de tabelas preços feito no sistema RZ_ERP, no módulo de cadastros de preços, sendo assim não será possível informar desconto maior que o definido para o produto.

Gerando Cupom Fiscal de Pré-Venda

Para gerar um cupom fiscal de uma Pré-Venda no sistema PAF-ECF RZ_ECF2, basta o usuário clicar no botão “Importar Pré-Venda” ou usar a tecla de atalho indicada para abrir a mesma, então será aberta a tela onde o usuário irá selecionar a pré-venda que deseja gerar o cupom fiscal.Para importar uma pré-venda o usuário terá que ter o módulo de pré-vendas habilitado.

 

 

Finalizado um Cupom Fiscal

PAF-ECF-Finalizar-Cupom-Fiscal
Tela onde o usuário faz a finalização do cupom fiscal, informando as formas de recebimento, valores, cliente, descontos ou acréscimos e observações.

Após informar todos os itens na tela anterior, chamada “Emitir Cupom Fiscal”, o usuário ira clicar no botão “Finalizar Cupom” ou então pressionar a tecla de atalho indicada como tecla para finalização de cupom fiscal e o sistema ira abrir a tela chamada “Pagamento de Cupom”. Nessa tela o usuário ira informar o cliente, as formas de pagamento ou recebimento e seus valores, o usuário poderá informar descontos ou acréscimos para o cupom fiscal como também poderá cadastrar um novo cliente caso ele não seja ainda cadastrado, e também poderá fazer a consulta de limite de credito para o cliente caso a o cupom fiscal não for a vista.

Cadastrando um Cliente

Paf-ECF-Cadastrar-Cliente
Cadastro de clientes no sistema PAF-ECF RZ_ECF2

Para cadastrar um novo cliente o usuário poderá cadastra-lo no módulo de cadastros de clientes no sistema RZ_ERP ou então na tela de Finalização de Cupom fiscal clicar no botão Cadastrar Cliente ou pressionar a tecla de talho indicada  na tela e fazer o cadastro de cliente.

Cancelando um Cupom Fiscal

Paf-ECF-Cancelar-Cupom-Fiscal

Para cancelar um cupom fiscal no sistema PAF-ECF RZ_ECF2 o usuário ira acessar o menu principal do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 e clicar no botão  Cancelar Cupom, abrindo a tela chamada Cancelar Cupom, somente é possível cancelar o ultimo cupom fiscal emitido.

 

Cancelando um Item do Cupom Fiscal

PAF-ECF-Cancelar-Item-Cupom-Fiscal

Para cancelar um item inserido no cupom fiscal durante a emissão do cupom fiscal no sistema PAF-ECF RZ_ECF2 basta clicar no botão alterar item na tela de emissão de cupom fiscal e clicar na opção Cancelar Item.

Gerando o Arquivo Sintegra

PAF-ECF-Arquivo-Sintegra

Para gerar o arquivo Sintegra o usuário ira acessar o menu fiscal do sistema PAF-ECF RZ_ECF2 e clicar no menu Vendas do Período, ira abrir a tela chamada Vendas do Período, onde o usuário ira informar o período e clicar no botão Gerar, então o sistema ira gerar um arquivo em um diretório que será indicado ao final, quando o processo de gerar o arquivo for finalizado.

Gerando a Leitura X

A  leitura X serve  como relatório para saber o saldo em caixa, então ao abrir o caixa após informar o saldo de troco o usuário deve gerar uma leitura X para ter registrado e impresso o saldo de caixa para se necessário uma conferencia de caixa durante o dia de trabalho. A Leitura X poderá ser gerada a qualquer momento do dia. Para gerar a Leitura X no sistema PAF-ECF RZ_ECF2 o usuário deverá acessar o menu fiscal e clicar no botão Leitura X.

Gerando a Redução Z

A Redução Z deverá ser gerada obrigatoriamente no final do dia, o usuário deve tomar cuidado ao gerar a redução Z, pois se for gerada durante o dia de trabalho ira impedir que o ECF gere Cupom Fiscal até o próximo dia.

Para gerar a Redução Z o usuário deverá acessar o Menu Fiscal e clicar no menu Redução Z.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>