Sistema de Controle Financeiro Empresarial – Montando um Plano Gerencial de Receitas e Despesas

Porque usar o plano gerencial de receitas e despesas?

Se a empresa pretende implantar ou melhorar o controle e a gestão financeira é necessário organizar as receitas e as despesas geradas. O plano gerencial de receitas e despesas é o primeiro passo para a implantação de um sistema de controle financeiro empresarial profissional que ira permitir o controle e a gestão desejada, dando a possibilidade de a empresa organizar suas receitas e despesas de forma estruturada e organizada.

Montando um Plano Gerencial de Receitas e Despesas no sistema RZ_ERP.

O primeiro passo é cadastrar o plano de receitas, para isso você ira abrir o sistema RZ_ERP e acessar o menu “Cadastrar->Financeiros Diversos->Tipos de Receitas”, abrindo o modulo de Cadastro de Tipos de Receitas .

Sistema de Controle Financeiro Empresarial

Após abrir a tela o usuário ira iniciar o cadastro do planto de receitas, informando a descrição,  nível  e o centro de custos. Caso não tenha o centro de custos definido poderá ser feito mais tarde.

Para visualizar o plano de receitas já cadastrado o usuário poderá acessar o relatório de contas a receber por nível através do sistema de controle financeiro RZ_ERP no menu “Relatórios->Pagar e Receber->Contas a Receber por Nível”, gerando então o relatório conforme exemplo abaixo.

Sistema de Controle Financeiro Empresarial

Após cadastrar o plano de receitas é necessário relacionar cada nível do plano de receita a uma serie de faturamento. Caso a empresa possua por exemplo venda de produtos e serviços então teremos no plano de receitas um nível para as receitas originadas de venda de mercadorias e outro nível para as receitas originadas de vendas de serviços. Esse relacionamento é feito no cadastro de series do sistema RZ_ERP

Feito o cadastro do plano de receitas iremos partir para o cadastro do plano de despesas, para isso você ira abrir o sistema de controle financeiro RZ_ERP e acessar o menu “Cadastrar->Financeiros Diversos->Tipos de Despesas”, abrindo o módulo de Cadastro de Tipos de despesas.

Sistema de Controle Financeiro Empresarial

Após abrir a tela de cadastro de tipos de despesas o usuário ira iniciar o cadastro, informando a descrição,  nível  e o centro de custos. Caso não tenha o centro de custos definido poderá ser feito mais tarde, também deverá ser observado que em alguns níveis de despesas deverá ser habilitada a opção “Impedir Lançamento”,  geralmente habilita-se a opção quando o nível é um totalizador, evitando que esse nível de despesas receba lançamento.

Para visualizar o plano de despesas já cadastrado o usuário poderá acessar o relatório de contas a receber por nível através do sistema de controle financeiro RZ_ERP no menu “Relatórios->Pagar e Receber->Contas a pagar por Nível”, gerando então o relatório conforme exemplo abaixo.

Sistema de Controle Financeiro Empresarial

Feito o cadastro do plano de despesas no sistema de controle financeiro RZ_ERP, o usuário poderá definir no cadastro de cada fornecedor o tipo de despesas que os lançamentos vinculados a ele serão vinculados, isso ira facilitar o dia-a-dia do usuário do sistema e também irá evitar erros de lançamentos.

Ao fazer o lançamento de compras através do sistema de controle financeiro  RZ_ERP o usuário poderá também definir para cada compra ao tipo de despesas que ela ira estar vinculada.

 

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>