Saiba como emitir uma nota fiscal eletrônica sem estresse

A nota fiscal é um documento vital para oficializar uma transação, sendo de emissão obrigatória perante a lei. Não emitir uma nota fiscal é considerado sonegação de impostos, crime previsto por lei.

Para que sua empresa esteja nos conformes fiscais, a emissão da nota é essencial. E pra facilitar a vida dos comerciantes e compradores, foi criada a nota fiscal eletrônica (ou NF-e’s), uma maneira de otimizar tempo e dinheiro no processo fiscal, entenda mais a fundo sobre a nota fiscal eletrônica aqui

Se a sua loja for virtual, a NF-e se torna ainda mais importante para você, lembrando que o envio de boletos para os clientes não oficializa a compra perante os fiscos, já que o boleto é um documento que não importa pra ele.

Mas como emitir uma NF-e? A gente explica todo processo de emissão de uma nota fiscal eletrônica detalhadamente.

 

Como realizar a emissão de uma NF-e

 

A seguir realizamos um passo a passo para como realizar uma emissão de NF-e efetiva e sem complicações:

 

  1. Seja parte do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

    O primeiro passo se a sua loja quer emitir uma nota fiscal é constar no banco de dados da receita federal, ou seja sua empresa precisar estar registada no CNPJ.  

    Existem diversas maneiras de realizar o cadastro no CNPJ, mas a mais simples é cadastrar a sua empresa como MEI (Microempreendedor Individual). Para conseguir esse tipo de cadastro é necessário ter um faturamento de no máximo R$ 60 mil anuais.
    Se a sua empresa não se encaixa nessa realidade, o ideal então é se cadastrar como uma microempresa, e nesse caso, é bom ter um contador para te guiar.
  2. Emissão da NFE

    Após adquirir o CNPJ, está possibilitada a impressão das notas fiscais. Você pode realizar a impressão manualmente, porém o SPED  *inserir hiperlink do post sobre SPED na palavra SPED* vem se esforçando cada vez mais para que ocorra digitalização total do processo de notas fiscais.

    A internet facilita todo processo, por isso, já que você tem o seu CNPJ, a melhor maneira de realizar a impressão de uma nota fiscal é através da web, se beneficiando das notas fiscais eletrônicas. Realizando a emissão de uma NF-e, o empresário só precisa imprimir a nota caso seja estritamente necessário, podendo apenas armazená-la digitalmente e realizar o envio através do e-mail.   

    Outro fator importante é o de que o empresário terá a nota disponível para consulta no site da receita federal por um período de 180 dias.
  3. Tenha um certificado digital

    Um certificado digital pode ser adquirido através de alguma autoridade certificadora validada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) como SERASA, CORREIOS e CERTISIGN.
  4. Após a etapa anterior, é necessário que a sua empresa seja credenciada na Secretaria da Fazenda.
  5. Agora só resta instalar um software emissor de notas fiscais em seu computador, a maioria é pago, mas otimiza bastante o processo de emissão das notas fiscais.

Pronto! Esse foi um passo a passo detalhado do que como e o que é necessário para a emissão bem sucedida de uma NFE.   

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>