Ransomware (vírus sequestrador).

O que é o Ransomware?

O Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o dados do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate dos dados. Geralmente é usada a moeda virtual bitcoin que torna impossível rastrear quem vai receber o valor.

ransomware

O vírus Ransomware é conhecido popularmente por “vírus sequestrador” ou “Vírus de sequestro de dados”. Ele age criptografando todos os arquivos que estão no computador de forma que o usuário não tenha mais acesso a eles e após os arquivos serem criptografados, o usuário não conseguirá mais abrir ou executar esses arquivos.

Como o Ransomware infecta o computador?

O vírus pode infectar o computador de diversas maneiras, pode ser através de sites maliciosos, links suspeitos recebidos por e-mail, ou instalação de apps vulneráveis. O vírus Ransomware pode aparecer também em links enviados por redes sociais (Facebook, Google,Twitter e etc), meio muito utilizado para espalhar vírus atualmente.

No inicio do ano de 2016 especialistas da  Kaspersky Lab descobriram na web um Ransomware que imita os banners de atualização do Adobe Flash Player,atraindo o clique do usuário distraído. Quando o usuário clica no link da suposta atualização o vírus infecta a maquina e em minutos sequestra os dados do computador.

O Ransomware é considerado atualmente um dos vírus mais perigosos, pois ele a característica de não infecta somente uma maquina mas sim a redes inteiras, sendo assim uma vez que detectado o virus Ransomware em um computados todas os computadores das redes estarão infectados.

Como se prevenir do Ransomware?

Na pagina da Microsoft encontramos diversas orientações de como se previr do vírus Ransomware. Ter o Firewall do sistema operacional Windows ativado é um dos primeiros passos para ter uma boa proteção além de manter os programas sempre atualizados.

Os usuários de Windows Seven e Windows Vista, devem verificar se o antivírus Microsoft Security Essentials está instalado e atualizado, os usuários do Windows 8 e Windows 10 o Microsoft Windows Defender deve ser verificado.

Como eliminar o Ransomware?

Após o computador ser bloqueado, a remoção do vírus Ransomware é muito difícil já que o usuário não consegue mais acessar o sistema operacional. Visto isso, toda ação preventiva é valida.

O melhor caminho é ter um antivírus instalado e manter ele sempre atualizado e programado para fazer buscas regulares no sistema operacional atrás desses virus, para que ele seja detectado antes de que seja ativado e incie o processo de criptografia dos arquivos do computador.

Também valem as mesmas dicas que são comum para todos os tipos de vírus, não clicar em links de SPAM do e-mail, desconfie sempre dos videos ou links suspeitos que forem enviados supostamente por um amigo Facebook, não baixe Torrent suspeitos e só instale programas confiáveis.

É fundamental ter sempre um backup atualizado de todas as informações e arquivos do computador,  para o  caso de precisar formatar totalmente o computador infectado com o vírus Ransomware, evitando assim perder algum arquivo importante.

Clique Aqui para saber como fazer o backup dos dados do sistema de gestão RZ ERP.

Um solução para que o seu sistema de gestão(RZ ERP) e/ou produção(RZ PCP) e os dados da sua empresa não sejam infectados por esse vírus, é optar pela solução de computação em nuvem. A RZ Sistemas disponibiliza o serviço de computação em nuvem RZ Cloud, onde os dados do sistema de gestão fica armazenado em um servidor em nuvem, onde o virus não tem acesso devido a todas a regras de segurança aplicadas nesse servidor.  Outra vantagem é que o processamento também é executado pelo serviço de computação em nuvem RZ Cloud,  dessa forma não dependendo do computador do usuário garantindo assim sempre a maior velocidade no sistema.

Mais segurança para seu sistema ERP e os dados de sua empresa

Emissor Gratuito de Nota Fiscal Eletrônica

A segurança das informações depende além de cuidados rotineiros por parte dos usuário, também de investimento por parte das empresas em uma estrutura de informatica ou TI (tecnologia da informação)  adequada que lhe ofereça segurança.

Muitas vezes pequenas e médias empresas não tem uma estrutura de informatica ou TI (tecnologia da informação) a altura real das suas necessidades, um dos fatores que causam isso é o alto custo para montar uma estrutura profissional.

Existem também casos onde a empresa está disposta a investir, mas conta com a assessoria de profissionais não capacitados ou que agem de má fé e acabam que superdimensionando  a necessidade do cliente com um estrutura complexa que acaba gerando mais custo do que o necessário.

Por estes motivos vale a pena pensar em uma estrutura de sistema ERP nas nuvens, onde você irá ter a assessoria de uma empresa especializada, que  ira manter manter seus dados seguros, sua empresa sempre operacional, além de disponibilizar seu sistema ERP Online 24 horas por dia .

A RZ Sistemas disponibiliza uma estrutura profissional, segura e de alta disponibilidade aos seus usuários do sistema ERP em nuvem, com servidores redundantes, vários backups durante e com uma equipe de profissionais capacitados para lhe atender e com o melhor custo/beneficio do mercado.

Quando se fala em sistema ERP nas nuvens  é interessante comparar o custo total de montar uma estrutura interna de servidores com o custo de um sistema ERP nas nuvensEm um servidor interno existem diversos custos que muitas vezes são ignorados,como, custo de licenças, custo do técnico para manutenção preventiva no equipamento, custo de energia elétrica, periféricos como nobreak, baterias, monitores,estrutura de rede com Switch, cabeamento  e sem falar que um equipamento desse porte tem um custo alto e em poucos anos se tornam obsoletos o que obriga a empresa novamente a investir novamente em uma nova estrutura. Em compensação em um sistema ERP nas nuvens o custo será fixo, variando apenas conforme a quantidade de usuários.

Por isso pense nas soluções de ERP na nuvem da RZ Sistemas podemos oferecer um sistema ERP robusto com alta disponibilidade por um preço altamente competitivo.

 

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>