Tudo sobre DRE: Veja como fazer um Demonstrativo de Resultado do Exercício no RZ ERP.

Quando elaborado de forma correta o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) ira demonstrar o resultado de todo o investimento  e das estrategias que foram adotadas em um determinado período, sendo assim, podendo ser considerado um dos relatórios mais importantes para o gestor da empresa, já que por meio dele é que se avalia a capacidade da empresa e sua real situação, sendo assim uma ferramenta essencial para tomada de decisões.

DRE - RZ Sistemas
DRE – RZ Sistemas

O que é DRE?

A sigla DRE significa Demonstrativo de Resultado do Exercício.

O DRE contém um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em um determinado período. É apresentada de forma dedutiva , ou seja, das receitas subtraímos as despesas e, em seguida, temos o resultado que indica lucro ou prejuízo  e como todos os registros contábeis empresariais (salvo raras exceções), deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência, de modo que as receitas e as despesas sejam lançadas no período que aconteceram, e não somente quando recebidas ou pagas.

Faça um controle financeiro completo da sua empresa. Conheça o RZ ERP. Um software completo para gestão da sua empresas.

Como montar um DRE(Demonstrativo de Resultado do Exercício)?

O Demonstrativo de Resultado do Exercício tem uma sequência de cálculos bem ordenada, que se repete para qualquer empresa, independentemente do porte ou do volume dos valores ocorridos no período.

Iremos dividir nosso modelo de DRE em cinco blocos:

  • Receita Operacional Bruta: é formada pelo total de vendas de mercadorias e serviços do período.
  • Receita Operacional Líquida: A partir da Receita Operacional Bruta subtraímos as devoluções de vendas do período e os abatimentos e descontos comerciais concedidos nas vendas que formam a Receita Operacional Bruta.
  • Custo do Produto Vendido: Baseado no custo dos produtos vendidos que geraram a Receita Operacional Bruta o RZ ERP ira calcular o custo das matérias primas e serviços que fazem parte da ficha técnica,isso no caso das industrias, para empresas que trabalham apenas com revenda ou distribuição o RZ ERP considerá o custo baseado na compra da mercadoria.
  • Lucro Bruto: Para chegar no lucro bruto subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, comerciais ,gerais ou administrativas e custo do produto vendido da Receita Operacional Liquida.
  • Lucro do Período (ou prejuízo): O lucro ou prejuízo é gerado a partir do Lucro Bruto de onde subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, comerciais e gerais ou administrativas e o resultado será o lucro do período (ou prejuízo).

 

Faça o download do modelo de DRE da RZ Sistemas.

Modelo-DRE-RZ-Sistemas.xlsx (31 downloads)

Entre em contato com a RZ Sistemas e solicite uma demonstração gratuita.

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>