Como Calcular Substituição Tributária

Hoje, irei ensinar como emitir uma NF-e com Substituição Tributária.
A Substituição Tributária é um dos impostos mais complexos de se calcular, mas para lhe ajudar,
explicando de uma forma simples como calcular substituição tributaria e depois como calcular com mais facilidade a substituição tributaria em nosso sistema ERP.

Entendendo como calcular a substituição tributaria

Primeira vamos entender o que Substituição Tributária.

A Substituição Tributária nada mais é que a diferença de Icms entre o Estado de Destino acrescida do MVA e o Icms do Estado de Origem da emissão da NF-e.

O MVA é uma margem de lucro que o governo estima ser aplicada.

Com isso o Estado cobra o imposto da venda do produto já no momento que ele sai da indústria, elegendo uma terceira pessoa para o cumprimento da obrigação tributária.

O principal objetivo da substituição tributaria é facilitar o processo de fiscalização daqueles tributos que incidem várias vezes no decorrer da circulação de uma determinada mercadoria.

Como calcular o ICMS Substituto?

Criamos uma planilha em Excel para você simular os valores antes de emitir a Nf-e efetivamente em nosso sistema. Com essa planilha, você não precisa entender como se calcula o ICMS Substituto. Basta ter em mãos o % de ICMS, o % de ICMS Substituto e o MVA, informar na planilha e ver quanto de ICMS Substituto seu cliente irá pagar de ICMS Substituto na hora da emissão da NF-e.

Na descrição do vídeo deixei o link para você baixar essa planilha.

Baixe aqui gratuitamente nossa planilha excel:  Planilha-Excel-Simulação-ST.xls (301 downloads)

Emissão da NF-e com substituição tributaria no sistema ERP

Antes de Emitir a Nf-e precisamos de alguns dados pré -configurados no sistema RZ ERP.

Na Tabela de Icms por UF e Classificação Fiscal, você deve cadastrar para cada Estado e Classificação Fiscal os impostos necessários para a emissão da NF-e com Substituição Tributária. São eles:

– A Modalidade de Icms ou CST ICMS
– O Percentual de ICMS
– Modalidade do Substituto
– O percentual de ICMS Substituto
– E o MVA

Agora vamos emitir uma NF-e com Substituição Tributária no RZ ERP.

Inicie uma nova NF-e, escolha o cliente e grave as informações do cabeçalho.

Em seguida informe a referencia do seu produto.

Caso o sistema não encontre o produto na Tabela de Icms por UF e Classificação Fiscal o sistema irá dar esse erro, informado que esta mercadoria não foi cadastrada na tabela de ICMS por UF gerando um erro.

Agora digite a Qtd de mercadorias vendidas e sistema irá calcular o total do item.

Após confirmar a inserção do item, veja o valor de ICMS substituto que o sistema calculou e utilize a planilha em excel para comparar com o valor do sistema.

Caso os valores não estejam batendo, faça primeiro bater na planilha excel, veja quais percentuais estão incorretos e depois é só transferir as informações para o seu RZ ERP que o sistema irá calcular igual a planilha excel.

Por hoje é isso, se você gostou não deixei de curtir este vídeo e se inscrever no nosso canal para acompanhar todas as novidades.

Para mais informações você poderá estar acessando nossa pagina no facebook ou nosso site.

os link estão aparecendo na tela e também estão na descrição do vídeo.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>